Rotina de pele em cinco passos!

by - 18:12

Quem me segue pelo Instagram já sabe que nos últimos meses andei a testar produtos para criar uma rotina de pele, cheguei inclusive a pedir a vossa ajuda e recomendações pois andava com uma crise de acne muito grande e com produção de sebo em excesso. Mas queria uma coisa simples e prática para o dia-a-dia, algo que não tomasse imenso tempo, nem imenso espaço na prateleira da casa de banho — já bem basta a vasta colecção de produtos de cabelo. 

Depois de muito testar e procurar, encontrei os produtos que funcionam para mim e decidi partilhar a minha rotina de pele em cinco passos, uma vez que já estou a usar há cinco meses. 
Confesso que sou um pouco preguiçosa no que toca a cuidar da pele, mesmo assim, não significa que não tenho os cuidados necessários. Apesar de usar "poucas" coisas na minha rotina (a minha amiga Carolayne consegue bater o recorde usando apenas um produto 😂) , sinto que é o que funciona bem para a minha pele e que se encaixa no meu quotidiano. Não perco horas e horas, mas também não me descuido no que toca aos cuidados que preciso de ter, em especial porque tenho uma pele oleosa/mista.

Sempre tive este tipo de pele no rosto (sim porque no resto do corpo a história é outra), e com esta situação do Covid-19 e de ter de andar sempre de máscara, o panorama só piorou. Fez com que eu precise de uma hidratação e limpeza mais profunda, porque aqui há sebo para dar e vender, ou como eu gosto de dizer: dá para estrelar um ovo no meu nariz ou queixo. Por isso estes cinco passos são a minha salvação:


1. Desmaquilhante



Como trabalho com atendimento ao público, um dos requesitos diários para a boa apresentação é o uso de maquilhagem. Durante o Verão mal uso maquilhagem, um corrector de olheiras, um bronzer, um pó compacto e um rímel e a coisa está feita. Mas quando começa a chegar o tempo frio a conversa é outra. Com as vermelhidões da pele e o ar pálido com que fico, acabo por usar muito mais produtos. Produtos esses que ao final do dia são obrigatórios sair. Por isso, uso uma água micelar para desmaquilhar todo o rosto, incluindo os olhos. Esta da Nivea foi uma boa descoberta, com o preço em conta e que já uso há pelo menos um ano. 


2. Limpeza



A limpeza da minha pele ocorre duas vezes ao dia: de manhã e à noite.
À noite, após desmaquilhar todo o rosto, gosto de passar por água morna e usar este gel de limpeza da Avène Cleanance indicado para pele oleosa com imperfeições e com uma textura suave, elimina o excesso de sebo e as impurezas da pele. Deixa uma sensação de limpeza em profundidade e purifica, respeitando o pH da pele. Alinhado ao gel costumo usar a FOREO, que para ser sincera é o que faz uma diferença brutal.
De manhã a rotina é exactamente a mesma, mas começando directamente com a limpeza e sem a FOREO.


3. Tónico
Após a limpeza o rosto precisa de ser tonificado, e para isso eu uso o tónico MAT Loção Matificante da Avène Cleanance. É adstringente e matificante, o que ajuda no combate da minha pele oleosa com imperfeições (borbulhas, pontos negros e poros dilatados). Ajuda a diminuir o excesso de sebo e as impurezas da pele, dando um acabamento matificante.


4. Protecção



Sempre fui desleixada no que toca a proteger a pele, sabe o universo porquê! Protector solar para mim era só quando ia à praia e mesmo assim, foram muitas as vezes que me esqueci (eu sei, eu sei, uma vergonha). No entanto, este ano, percebi que apesar de ainda ser jovem, não vou ter esta carinha para sempre e que anos de descuido podem fazer muito mal à pele, e não quero isso para mim. Devido a ter uma pele oleosa/mista sabia que tinha de comprar um protector solar que controlasse o sebo e por isso comprei o meu na farmácia. Escolhi da mesma marca e gama que os restantes produtos. E como sou branca que dói, uso sempre FPS 50+.


5. Hidratação



Quem ouve falar em sebo e oleosidade pensa logo que temos de limpar constantemente o rosto e que devemos evitar os hidratantes porque "criam mais oleosidade na pele", mas a verdade é que a criação de excesso de sebo é uma deficiência de hidratação na pele. Como perdemos a água através da oleosidade, a hidratação necessita de ser reposta à pele, a diferença é que tem de se procurar produtos específicos e que nos rótulos tenham bem explícito oil-free. Voltei a escolher a gama Cleanance da Avène porque sinto que faz muita diferença no rosto e apesar de ser matificante repõe exactamente aquilo que a minha pele necessita. À noite gosto de acompanhar com um rolo facial que ajuda a massajar a pele. 


Extra - Água Termal




Por fim, mas não menos importante: a água termal. Uso a da Avène e adoro. Tenho em casa a de 300mL e uma de 50mL na mala para quando é necessário. A água termal tem um monte de funções como: apaziguar, hidratar, proteger, cicatrizar, mineralizar e refrescar. Por isso é ótima para quando sinto a pele mais irritada, ou quando está imenso calor e preciso de me refrescar, ou até mesmo quando precisa de um boost de hidratação. Sou muito fã e até no meu namorado eu meto. 

Sinto que isto foi quase um patrocinio à Avène mas a verdade é que o meu rosto tem se dado muito bem com a gama Cleanance e que já não sei bem viver sem isto. E vocês, qual é a vossa rotina de pele? O que funciona com vocês? 👇🏻

You May Also Like

0 comentários