6 podcasts que tenho ouvido nesta quarentena

by - 22:23



Uma das coisas que mais tenho feito nesta quarentena tem sido ouvir. Ouvir mais as pessoas, ouvir mais música, e ouvir e descobrir podcasts. Com tanto tempo livre e sem direito a fazer teletrabalho tive de encontrar outras coisas para fazer nestes quase dois meses de isolamento social, e enquanto trabalhava em posts para o blog ou em projetos do Com Amor não o conseguia fazer sem ouvir música. No entanto, chegou a um momento em que já estava tão farta de ouvir sempre as mesmas playlists e que sentia sozinha, o barulho de fundo da televisão já não me fazia companhia. 

Não era tarde nem cedo, voltei a ouvir podcasts que tinha deixado a meio por falta de tempo e encontrei outros também muito interessantes. Sou sincera que sou um pouco "picky" e é difícil para mim de um podcast me agarrar a sério ao ponto de manter-me interessada e atenta à conversa. Quando estava na faculdade tive o modulo de Jornalismo e Rádio senti imensa dificuldade em concentrar-me nos podcasts que tínhamos de ouvir porque não eram temas apelativos para mim, por isso acabei por nunca ligar muito a isso. 

Mas agora decidi dar uma oportunidade, por isso quis trazer até aqui os meus queridinhos deste momento amargo que todos estamos a passar.


1. Congresso Botânico por Carolayne Ramos 

Sou suspeita por falar de algo que seja criado por esta rapariga, não é por ser minha amiga ou por ser uma das bloggers que mais respeito, mas... tudo o que esta miúda toca ou faz é pura magia! Sou uma sortuda por puder ter os meus podcasts privados em chamadas de 2 horas com a Lyne, mas quando não estamos em chamada gosto muito de ouvir o seu podcast. Aqui vão encontrar os pensamentos de um autentico e verdadeiro poço de sentimentos. Cada episódio é um tema diferente e uma abordagem super-honesta sobre o que esteja a falar. É o tipo de podcast que nos faz questionar este mundo e o universo, mas que também nos ajuda a compreender certas coisas através dos pensamentos de outra pessoa.


2. Sobremesa por Mafalda Beirão

Já seguia a Mafalda através do seu blog e quando ela anunciou que ia criar um podcast foi uma felicidade tremenda! Aos domingos tenho sempre encontro marcado no Spotify com este ser maravilhoso e um dos amigos que decida trazer. São longos minutos de conversa sobre os mais variados temas, sem guiões, pura conversa, como se estivesse a tomar um café numa esplanada. Aqui vão encontrar muita falação sobre movimentos da nossa atualidade, sentimentos, relações, viagens e até astrologia, dá para acreditar?! Sinto-me sempre em “casa” quando ouço o podcast da Mafalda e por vezes até como se lá estivesse à conversa com ela e o seu convidado.


3. Janela Aberta por Miguel Luz

Até aqui conseguimos ver todo um padrão dos podcasts que realmente gosto certo? Exato! O Janela Aberta não podia ficar de fora, até porque o moço vem logo no primeiro episódio falar e debater sobre cultura com uma conversa interessante e profunda, como se estivesse à conversa com um filosofo ou algo do género e eu rendi-me logo. Aqui sentimo-nos muito à vontade com o debater de temas leves e interessantes, mas com um mix de seriedade e comédia ao mesmo tempo.


4. Terapia de Casal por Guilherme Fonseca e Rita da Nova

Quando lê mos o nome deste podcast pensamos que é algo supersério e para ajudar um casal em apuros, mas não, é tudo menos isso. A boa disposição do Guilherme e da Rita ajudam muito para falar e compreender tabus e temas que muitos casais não falam ou simplesmente escondem que eles existem. Por isso, eles têm os seus convidados como se fossem os seus terapeutas para os ajudar a “discutir” as suas divergências e existências enquanto companheiros. Gosto imenso de ouvir e nunca perco um episódio destes dois. Até hoje ainda não ultrapassei o episódio sobre “gajas a conduzir”, nem mesmo sobre “sonhar com traições”, ou mesmo sobre “filhos, pagar coisas e falar dos ex”, porque a sinceridade e leveza com que estes temas são abordados é exatamente o meu jeito de ser com a maioria dos temas de conversa “proibidos”: aberta, honesta e com uma pitada de comédia pelo meio. Será que posso ser a próxima convidada por favor?


5. A Curiosidade Salvou o Gato por Margarida Santos

Ainda só ouvi 4 episódio deste podcast por isso ainda não tenho uma opinião muito grande, mas so far so good. Aqui temos uma médica de saúde geral que fala sobre saúde física, mental e estilos de vida saudáveis. Com dicas e onde podemos tirar algumas dúvidas, mas como a Margarida  salienta: devemos sempre procurar uma consulta com um médico e não ouvir apenas o seu podcast.


6. N'A Caravana por Rita Ferro Alvim

Este podcast traz-me algum conforto sempre que ouço,  em todos os episódios temos um convidado diferente para falar sobre algum tema e onde pudemos “ver” um lado mais humano de cada um. Este eu gosto de ouvir no YouTube, onde temos acesso ao vídeo de toda a conversa entre a Rita e a sua convidada, faz-me sentir que estou lá. Com mais ou menos humor, conversas que nos fazem rir, mas também refletir sobre os mais diversos temas: maternidade, carreira, ser mulher, etc. 


São estes os podcasts que ando a ouvir! Entretanto, tenho outros na lista que me interessaram, mas que ainda não comecei a ouvir: É Preciso Ter Lata e ParaQuedas. E vocês? Ouvem podcasts? Quais é que me recomendam?

You May Also Like

1 comentários