PLACES | Alcoutim

by - 22:03


Na passada sexta-feira ao fim do dia dissemos adeus a Lisboa e rumámos a 2 dias em Alcoutim. Durante 3 horas estive confinada a estar dentro do carro, como é que correu? Melhor do que eu esperava! A companhia foi a melhor, a música era a gosto e rodeada de paisagens de campo banhadas em uma luz de pôr-de-sol, foi uma combinação perfeita para me manter feliz e ainda mais ansiosa para chegar ao destino. Alcoutim era de todo desconhecido em termos físicos, mas se eu vos contar as vezes que o meu namorado me falava da sua "casa", podemos dizer que a vila não era assim tão nova para mim, visto que me fazia viajar muito em pensamento. Mas nada vai compensar a primeira vez que lá pisei. 

Há pessoas que sentem uma grande ligação  muitas das vezes inexplicável  com um local, e eu tenho de assumir que me enquadro nesse tipo de pessoas. E por incrível que pareça esta vila raiana algarvia, é o meu local. Todo o meu passeio foi acompanhado pelas memórias que o meu namorado me tinha contado, o que tornou toda a visita muito mais familiar e carinhosa. É inegável que Alcoutim respira beleza e simplicidade, e que a vila entre montes algarvios têm uma identidade cativante graças a todos os habitantes e visitantes que lhe dão vida e às histórias para contar, ao longo de todos os largos, ruas e ao rio. É um lugar que transmite uma sensação de paz e tranquilidade, que nos faz esquecer completamente de todos os problemas e da confusão que é viver em Lisboa, e com todo o carinho por parte da família do meu moço não foi nada difícil me sentir também em "casa".







De noite, Alcoutim é só silêncio. As ruelas brancas, de casinhas baixas, viram-se para o rio e não se ouve uma porta, uma televisão, raramente um carro. Até que, chegados à margem do Guadiana, lá vêm os sons de jantar em família, umas vozes altas e animadas. Algumas vêm do quiosque Luar do Rio onde alguns visitantes bebiam café ou mesmo uma, tão bem conhecida, "fresquinha"; outras vinham do restaurante O Soeiro, e deste tomamos nós os louros, visto que é o restaurante de família e, caso decidam ir fazer uma visita, é onde se podem comer comida regional e grelhados no carvão, com direito a uma vista fantástica sobre o rio e a fronteira com nuestros hermanos. E se o fizeram de noite poderão, assim como eu fui, ser presenteados com o céu mais estrelado que alguma vez vi!  

E desengane-se quem pensa que a vila é só calmaria, durante o ano vão havendo várias feiras e festas, incluindo a mais conhecida, a festa de Alcoutim. No dia-a-dia também existem muitas coisas para se fazer como uma visita ao Castelo de Alcoutim, que foi construído no reinado de D. Dinis, no século XIV, para defender a fronteira e controlar o comércio no rio Guadiana. Está aberto das 9h às 19h e o bilhete custa 2.50€ e permite visitar, além do Castelo da Vila, o Núcleo Museológico de Arte Sacra, a Exposição no Paiol (interior do Castelo da Vila), o Núcleo de Arqueologia (interior do Castelo da Vila), o Núcleo Museológico “Escola Primária”, o Núcleo Museológico Dr. João Dias, o Museu do Rio e o Núcleo Museológico “Casa do Ferreiro”. Para além do Castelo da Vila podem também visitar as ruínas do Castelo "Velho", construído no período islâmico, entre os séculos VIII e IX, tendo sido abandonado no século XI/XII, num período de instabilidade criada pelas revoltas locais. Para os que vão para aproveitar o verão uma ida à Praia Fluvial do Pego Fundo é indispensável, nem que seja só para comer um geladinho e apanhar uns raios de sol, e no caminho para lá podem apreciar um moral de azulejos com pinturas de cenas do quotidiano do município, artesanato, história, artes e ofícios e personagens locais.












Para além de todas estas coisas de turista para fazer, aconselho aos mais radicais a experimentar a tirolina do LimiteZero, ou slide ou zip line, como lhe quiserem chamar. Tive a sorte e o gosto de o poder fazer e posso dizer que só pela vista que temos da Vila vale mais que a pena o frio na barriga. Podem experimentar de segunda-feira a Domingo, das 10:20 às 18:40, e têm um preço de 18 euros por pessoa. O ponto de partida é em Sanlúcar (Espanha) e é numa travessia sobre o rio que chegamos a Portugal! Foi algo super divertido para o fim de semana e que me encorajou também a dar um mergulhinho no rio no dia seguinte. Domingo depois de mais um passeio pela vila parámos no cais e o calor apertava, o bikini estava vestido e a vontade não faltava, foi só ganhar a coragem e sentir aquela água fresquinha no corpo. Para fechar a manhã terminá-mos com uma voltinha de kaiak, e para quem quiser podem também fazer paddle (stand up surf). 

Foi um fim de semana recheado de carinho, alegria e bons momentos, e conhecer a vila com um "guia" privado como o meu tornou tudo ainda mais especial! 😋 Uma das coisas que também ajudou muito é o clima maravilhoso e a organização da vila, super limpa e super cuidada. Regressei a Lisboa de coração cheio, alma limpa, saudades e com a certeza e uma vontade enorme de voltar a Alcoutim. Para mim não foi apenas conhecer uma vila ou a segunda casa do meu namorado e da sua família, foi poder fazer parte da mesma e apaixonar-me ainda mais pela pessoa com quem estou. Espero que assim como eu, tenham ficado com interesse de lá visitar, é uma óptima escapadinha da confusão que é Lisboa.  

You May Also Like

6 comentários

  1. Que lindo, adorei as fotos... Já passeei online!!

    Novos posts: http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  2. Gostei tanto deste post. Passo muito por Alcoutim pois faço ferias no baixo Alentejo e gosto sempre de dar umas voltas por essa zona. As fotos estão linda. Parabéns pelo blog.

    ResponderEliminar
  3. Muito bem, é um ótimo cartão de visita para quem vai no verão passar uns dias de férias!
    Http://omarnumaconcha.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Beautiful post, dear! I like your blog.
    Following you! Follow back?

    https://minnieart.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Such a beautiful place! Thank you for sharing these pics darling♥
    Would you like to follow each other? Let me know. xoxo♥

    BLOG
    INSTAGRAM

    ResponderEliminar
  6. Que descrição amorosa e que fotografias belas!! *0* Agora compreendo o porquê de lá passares a vida, eheh 💝

    LYNE, IMPERIUM BLOG

    ResponderEliminar