NA COZINHA | Legumes à Brás

by - 21:30


Sempre fui muito de me aventurar na cozinha e aprender novas coisas ou até mesmo inventar. A verdade é que quando estive 6 meses em Inglaterra quem fazia a minha comida era eu e todos os dias cozinhava algo. Fazia vários pratos, e foi lá que comecei a arriscar deixar de comer tanta carne, até porque aprendi que o nosso corpo não necessita de toda a quantidade de produtos animais que consumimos e que mesmo comer carne todos os dias, em todas as refeições, não é bom de todo! Atenção, não me estou de todo a intitular de vegan ou vegetariana, nada disso, apenas tenho tentado reduzir o meu consumo de carne. E com isso comecei a pesquisar por receitas sem a mesma. 
Já para não dizer que não é novidade para ninguém que os legumes permitem uma imensidão de possibilidades. Sejam consumidos individualmente ou conjuntamente com outros legumes ou alimentos, o que não faltam são ideias para os misturar e cozinhar. E até as receitas mais tradicionais podem servir de inspiração, como é o caso do muito apreciado bacalhau à Brás. Nesta quarta-feira decidi deixar o bacalhau de lado, e foi então que me pus a cozinhar legumes à Brás. São uma forma divertida e saborosa de incorporar os legumes no prato principal. De fácil confecção, são a opção ideal para quem não é fã de vegetais, a base continua a mesma, mas a combinação de sabores pode ser muita e variada. É só escolher a gosto, eu no meu caso optei por estes 4 legumes!


LEGUMES À BRÁS

Proporção para 5 pessoas:
▷ Azeite
▷ 1 cebola
▷ 2 dentes de alho
▷ 1 pimento vermelho
▷ 1 alho-francês
▷ 3 cenoura médias/grandes
▷ 1 courgette
▷ 400g de batata palha
▷ 5 ovos
▷ Sal
▷ Azeitonas pretas em rodelas e salsa picada (opcional)

Começa por ralar ou cortar em pedacinhos a courgette, junta um pouco de sal e deixa escorrer a água. Corta os pimentos e a cenoura em pedacinhos e lava-os bem. Corta também o alho-francês em meias-luas e lava-os, deixando a água escorrer. Numa taça, bate os ovos com a salsa picada e deixa de lado. Em seguida começa a preparar o refegado: corta a cebola em meias-luas e pica os alhos, num tacho em lume brando coloca um fio de azeite, junta a cebola e o alho e deixa a refegar. Quando a cebola estiver macia, adiciona os pimentos, o alho-francês e a cenoura.
Depois, espreme a courgette (para retirar a água em excesso) e junta aos restantes legumes. Envolve tudo, tempera com sal e pimenta e deixe cozinhar durante alguns minutos. Adiciona a batata palha aos poucos e mistura com os legumes. Junta os ovos batidos com a salsa e algumas azeitonas e mexe bem até que os ovos estejam cozinhados. Depois é só servir.

Fácil não é? E é um óptimo prato para o almoço em família ou com amigos, não suja muita louça e também não leva muito tempo a preparar. Perfeito para mostrar à mamã os dotes na cozinha e também se serve muito bem com uma saladinha. Bom apetite!

You May Also Like

2 comentários

  1. Ótimo aspeto, por mim está aprovado para experimentar!

    Novo post: http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2018/05/queres-conhecer-me-melhor-in-collab.html

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  2. Que bom aspeto! :)
    Segui o blog, está muito giro.

    Beijinhos!
    https://you-look-amazing.blogspot.pt/

    ResponderEliminar