TIPS || Como edito as minhas fotos?

by - 20:00


Quando temos um blogue a fotografia é algo que passa a fazer parte da nossa rotina, mas só à coisa de um ano e meio atrás comecei a descobrir o meu mini amor por este mundo de câmaras e lentes e o quão bem me sentia quando saía com a máquina à rua para registar alguns momentos ou locais ou mesmo pessoas que gosto. Começou sem dúvida a tornar-se um hobby para mim, algo que faço por gosto e não por trabalho, e este passatempo foi se tornando em algo maior e levando-me a querer aprender mais: desde câmaras, ângulos, edição, lentes.. Por vezes recebo mensagens a perguntar qual é a maquina que uso e como edito as minhas fotos, por isso pensei que nada seria melhor que escrever um post para tirar algumas dúvidas.

As minhas Câmaras e Lentes:
Starting with the beginning, a maioria das minhas fotografias são tiradas com a Canon 1200D (podem ver todas as especificações dela aqui) e com o Samsung Galaxy J7 (2016). Mas nem sempre é fácil carregar dentro da mala uma câmara e uma lente, por isso por vezes temos mesmo de optar por uma fotografia tirada com o telemóvel, apesar de que uma objectiva faz toda a diferença numa fotografia. Não que os telemóveis de hoje em dia não tenham uma boa câmara, porque grande maioria das novas gamas de smartphones já se assemelham a uma Canon ou Nikon. 



A lente que uso actualmente é a EF-S 18-55mm f/3.5-5.6, para mim têm funcionado bastante bem no que toca a fotos em variados espaços e leve desfoque de fundo. Para detalhes também faz o trabalho mas pretendo investir numa EF 50mm f/1.8 STM, pois têm um foco mais definido devido ao desfoque total do fundo. Uma dica que dou é: tenham a lente sempre limpa. Antes de fotografar eu costumo sempre passar um pano sobre a lente, seja do meu telemóvel, seja da câmara, para garantir que esta está sem qualquer sujidade.

Como edito as minhas fotos?
As fotografias nunca são todas editadas da mesma forma. Sei que isto pode parecer estranho mas a verdade é que nem todas as fotos tem a mesma luz, o mesmo formato, a mesma tonalidade e não existe um filtro mágico que as deixe todas iguais com um só clique. Mas existem maneiras sim de as deixar parecidas ou pelo menos dentro das mesmas tonalidades, e assim deixando o feed do Instagram mais bonitinho ou então as fotos do blogue mais harmónicas.

Praticamente todas as fotografias que publico no Instagram são feitas com a máquina fotográfica, mas ultimamente tenho-me aventurado pelo telemóvel. Apesar de não partilhar em tempo real gosto de ver o instagram como uma ferramenta de partilha de momentos e de fotografia, uma forma de contar uma história através de fotografar, editar e partilhar. É por isso a minha edição acaba por ser muito rudimentar no que toca ao Instagram. Utilizo apenas um programa e sei que o resultado final não é de todo profissional mas é uma forma de me expressar. Deixo o profissionalismo para as fotografias que partilho aqui no blog.



Utilizo sempre apenas dois programas de edição: VSCO (para o Instagram) e Lightroom (para o blogue). Em ambos a edição acaba por ser muito parecida à excepção de que no VSCO acabo por utilizar os filtros disponíveis que eles têm. No VSCO faço as edições principais, aplico sempre o mesmo filtro (agora uso o A6, mas já utilizei o HB1). E depois vem as outras edições todas que se calhar muita gente não se apercebe da diferença que fazem. Como já referi acima nem todas as fotos saem iguais pelo que a sua edição vai depender muito do tipo de foto que for. Começo sempre por aumentar a iluminação e o contraste: se tirar fotografias dentro de casa vou precisar de subir a exposição um pouco mais do que numa foto tirada na rua, e por gosto pessoal, gosto de realçar a imagem por isso acabo aumentando um pouco o contraste. Em seguida vem o detalhe e nitidez, e no meu caso este é algo que costumo aumentar seja no VSCO seja no Lightroom. É nesta app que corrijo também os ângulos ou perspectivas, algo que só utilizo se forem imagens de arquitectura. Por ultimo mas não menos importante, as temperaturas e matiz. Vou dar um exemplo simples, se eu tirar uma fotografia de manhã possivelmente vou ter uma fotografia com tons frios e menos luminosidade, neste caso tons mais azuis e brancos. Se tirar a mesma foto à tarde vou ter uma fotografia com tons quentes e mais contrastes, um tom mais amarelo e saturado. Isto acontece no instagram dependendo do tipo de feed que procurem, e é aí que a temperatura muda o jogo todo. Mexer na temperatura de uma fotografia já é meio caminho andado para as deixar mais homogéneas e iguais devido a estarmos a mexer no seu tom. Eu costumava preferir tons frios e mais brancos (estilo clean), hoje acabo-me inclinando mais para os tons intermédios (será que isto faz sentido?).


No Lightroom a história acaba por se a mesma, só por querer dizer que estou a editar no computador e que consigo fazer melhores ajustes e "níveis", torna-se mais fácil para mexer nos níveis de cores (shadows, highlights, midtones) individualmente e isso permite corrigir com maior precisão as cores da fotografia.



Nestes exemplos que vos deixo, para além do ajuste de formato, é fácil perceberem quais as ferramentas que utilizo. As diferenças nos ângulos e perspectivas são óbvias. O filtro é sempre o mesmo, a nitidez e luminosidade também são trabalhadas quase de forma automática. Isto não têm nenhuma ciência e, para ser franca, até gosto bastante da minha edição e do jeito que as fotos ficam, não é um feed igual aos outros com as fotos todas iguais e na mesma cor, mas é a minha história e o meu jeito de me expressar. Até porque o que me chama a atenção num perfil ou numa fotografia é a originalidade e a forma como contam uma história. Nós não queremos ver perfis todos iguais, com as mesmas cores e os mesmos tipos de fotos, por isso cria o teu próprio estilo e conta a tua história! 

You May Also Like

7 comentários

  1. Querida Beatriz,
    agora quem tem dificuldade em comentar, sou eu. Fiquei de coração cheio e agradeço, muito muito, a partilha da tua história. As coisas acontecem quando têm de acontecer e se o teu primeiro blog não deu certo, é porque não tinha de ser. E se este, que viste nascer de uma fase menos boa, está a dar frutos, é porque tinha de ser :') Nada acontece por acaso!
    O Pieces Of Me não é um blog meu... é nosso. E vou lutar sempre por ele porque é, indubitavelmente, o meu projeto de vida que vou querer abraçar sempre. Sempre <3
    Obrigado por isso. E obrigado por tanto!

    Sou fã de fotografia e ando sempre à procura de novas formas de as editar. Portanto, este post vem mesmo a calhar! Tentei usar o Lightroom mas não me deu muito bem. Terei de o experimentar de novo. O VSCO é o meu preferido assim o AfterLight! Mexo muito com o contraste, com a luz e com as sombras. A temperatura também é importante e faço-a variar de acordo com o meu feed :D
    Depois de as editar nestes programas, levo-as para o insta e uso sempre o mesmo filtro, o Ludwig!

    Temos a mesma máquina <3

    NEW DECOR POST | HOW TO GET: THE MOST AMAZING PINTEREST LIVING ROOMS.
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Miguel, obrigado pelo carinho! É por estas coisas que eu adoro a blogosfera, pelo apoio que recebemos e o carinho uns dos outros.
      Continua a escrever para o Pieces Of Me como tens feito até agora, admiro-te muito e sempre que leio o blogue consigo amenizar um pouco da cabeça nos dias menos bons.

      O Lightroom leva tempo a aprender e acima de tudo a ganhar o jeito, confesso que ainda hoje estou a aprender, apesar de ter trabalhado com o mesmo durante o secundário. Mas se preferires podes tentar começar pelo Lightroom CC, que é uma versão mais "clean" e fácil para se usar, e depois vais adaptando no Lightroom mesmo. Eu adoro o VSCO, já não sei viver sem ele, é a melhor ferramenta no que toca a edição! Eu sou mais fã dos filtros do VSCO mas confesso que tenho alguma curiosidade em usar os do Instagram!

      É boa para o nosso trabalho e como se diz "não é a máquina nem o local, mas sim o fotografo!"

      Beijinhos <3

      Eliminar
  2. I really like how you edit the photos! that's
    a very useful post :D i love instax photos btw!
    I've started following your blog, it's really nice!
    here is mine in case you want to check it out ^^ or follow back (I'd really appreciate that <3)
    beijinho!

    http://lalabetterdayz.blogspot.co.uk/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Thank you so much! I really appreciate that <3 I really love instax photos too, they are just little memories that we can keep for a life!
      I just had a look and start follow yours too. It's a really cute and nice blog, and your hair girl! I'm jealous.

      Kisses!

      Eliminar
  3. Eu tenho usado o Snapseed e tenho gostado imenso, há uma lista vasta de opções de edição :D
    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também já ouvi falar desse mas nunca usei! Acredito que seja também bastante bom ;)

      Beijinhos

      Eliminar
  4. Olá
    Eu não utilizo sempre os mesmos filtros não sou capaz cada história que conto nas fotos tem a sua própria energia cor luz. Acho os feeds todos iguais uma grande canseira apesar de dizerem que são mais bonitos a mim não me interessa o que dizem mas o que gosto de fazer. Tenho de experimentar o lightroom.
    Bom domingo.
    Marisa

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar