Studying Abroad: Primeiro ano de faculdade

by - 14:25


Hello ♥ Este é o meu primeiro ano de faculdade e ainda para mais, primeiro ano longe de casa. Para mim ter entrado na faculdade significa muito, mas também dá um medo que eu nem sei descrever. É uma nova fase na minha vida, longe de casa e com uma maior independência. Com isso aumenta o número de responsabilidades e tarefas que não tinha quando vivia em casa da minha mãe. Por isso é muito importante a palavra organização na vida de um universitário. Fiz uma pequena lista com algumas dicas para que o meu primeiro ano de faculdade não seja um pesadelo!

#1 Equilíbrio entre os estudos, diversão e a vida pessoal

Sempre ouvi dizer que os anos da faculdade são os melhores da vida de um jovem: festas, bebidas, recepção do caloiro, novas amizades, novos amores, é aquele ano que se quer aproveitar tudo! Mas vamos com calma. Claro que devemos aproveitar ao máximo, mas não de forma como se o mundo fosse acabar caso não se vá a alguma festa ou a uma saída com amigos. É importante ter sempre em mente que o foco são os estudos e é agora que temos de nos esforçar para que as notas compensem no final de tudo. Para além disso muitos alunos, em especial cá em Inglaterra, trabalham enquanto estudam e esse é um dos meus objectivos aqui para conseguir me sustentar sozinha. É importante saber equilibrar as festas com as demandas dos professores e também reservar algum tempo para outros tipos de lazer e descanso também. 

#2 Envolver-me com a faculdade

Maioria das universidades possuem milhares de cursos, ambientes de suporte e actividades que muitas vezes desconhecemos. Fazer uma pesquisa alargada e envolver-se com os departamentos académicos, clubes de desporto, actividades da biblioteca e da faculdade. É com toda a certeza que, para além de fazer amigos irei também aprender muito. Aqui na minha faculdade nós temos uma coisa chamada sociedades que são como se fossem grupos de variados temas como leitura, escrita, artes, tecnologia, várias nacionalidades, Harry Potter e até de Pokémon. Para além de ser uma experiência única, é também uma forma de nos manter-mos conectados e criando assim um vínculo produtivo e positivo com os estudos.

#3  Aprender a estudar!

Este subtítulo pode parecer um pouco estranho mas pelos relatos de amigos que já enfrentaram o primeiro ano de faculdade e me aconselharam, todos me disseram o mesmo: vais ter de aprender a estudar de novo! Estudar para os exames e as fazer pesquisas na faculdade é diferente de como se fazia na secundária. Neste novo patamar é exigido de todos nós muito mais reflexão sobre os assuntos a serem tratados. Aquelas cópias do Wikipédia, o plágio de sites encontrados na Internet e as pesquisas superficiais não vão ser aceites. A partir de agora é importante deixar a preguiça de lado e dedicar à leitura dos temas. Eu já tinha o meu método de estudo no secundário, mas acredito que vá ter de o desdobrar um pouco agora na faculdade e descobrir um novo estilo de aprendizagem, de maneira a que me a ajude a não perder o foco nos objectivos.

#4 Fazer novas amizades

Como vim para um país diferente não conheço minimamente ninguém aqui, essa é a minha realidade! Mas não significa que isso seja mau, na verdade é um passo bastante produtivo na minha vida pois vai me abrir portas a conhecer novas pessoas e fazer com toda a certeza novas amizades! Penso que é agora a hora de deixarmos de ser tímidos e passarmos a conviver um bocadinho, seja com os colegas de casa, colegas de turma, trabalho, das sociedades ou mesmo pessoal que encontremos nos corredores da faculdade. Para além disso, já me foi dito que normalmente a faculdade demanda vários trabalhos em grupos, o que é óptimo para aproximar as pessoas! É importante começar a construir relacionamentos e criar laços com outros colegas. Eles serão um pilar essencial nos nossos anos académicos. 

#5 Instalar-me

Para quem assim como eu, vai estudar para longe de casa passa por todo um processo de mudança e empacotamento dos seus pertences. Eu cheguei aqui na sexta-feira passada (8 de Setembro) e só amanhã é que me mudo para a minha casa. Para mim têm sido bastante mau estar a viver com as minhas coisas confinadas em malas e não vejo a hora de poder desfazer as malas e arrumar todo o meu quarto ao meu jeito. Mas enquanto esse momento não chega,tenho andado a ver foi coisas que preciso de comprar para o meu quarto, como roupa de cama, cabides, coisas de organização e por aí vai. É importante que ao nos instalar-mos criemos um espaço de conforto e que nos faça sentir em casa.

#6 Organização é fundamental

Assim como o equilíbrio na nossa vida, a organização também é uma peça fundamental para o puzzle. É essencial ter um bom planeamento e organização durante esta primeira etapa da faculdade, desde arquivos digitais ou impressos, ou mesmo em livros, é importante que se mantenha tudo organizado. Já me disseram que na faculdade o texto do primeiro semestre pode ser útil no último. O trabalho de uma maneira pode ser usado como base para outra matéria. Uma forma simples de se organizarem e não acumular muito papel, assim como trabalhos espalhados no computador é ter sempre uma ou duas pens e dividir tudo em pastas especificas. Mas caso tenham vários trabalhos em papel comprem pastas para se organizarem. 

#7 Lidar com ansiedade e stress

Para quem assim como eu sofre de ansiedade e stress é importante aprender a controlar isso. Arranjar actividades ou algo relaxante e de lazer para se fazer é muito importante para desanuviar a cabeça, outra coisa importante é se houver problemas, o melhor é conversar. Seja com um colega, amigo, consultor na escola, mãe, pai, namorado, avó, seja quem for. Ao falar dos problemas, conseguimos libertar uma enorme quantidade de energia negativa e isso alivia todo o stress diminuindo assim a ansiedade. Muitas vezes, pensamos que os problemas são maiores do que realmente são visto de fora. Assim, se durante o nosso primeiro ano de faculdade, nos sentirmos perdidos e atropelados pelos acontecimentos, é melhor falar e assim tentar amenizar. Para mim que já sofri de vários ataques de pânico provocados por ansiedade, trouxe comigo também os meus comprimidos SOS para me ajudar sempre que sentir o corpo e a mente a entrar em colapso.

E vocês, vão entrar este ano na faculdade? Se sim como se sentem? Contem-me tudo! Se já estão no segundo ano da faculdade qual é a dica mais preciosa que acham mesmo fundamental para tudo. 

You May Also Like

4 comentários

  1. Boa sorte nesta nova etapa!! Vai ser com certeza muito enriquecedora...

    Passa pelo blog e aproveita a oportunidade de ganhar vários prémios fantásticos. A participação é mega simples. Vais adorar!!

    http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2017/09/mega-sorteio-de-regresso-as-aulas.html

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. boa sorte!!!
    quero mais destes tipos de post!
    é uma ideia a considerar, tiveste muito a coragem!
    beijinhos,

    Girly World | Último post

    ResponderEliminar
  3. Consegui relacionar-me com este post porque também estou em fase de adaptação a viver e estudar num país diferente, embora no meu caso seja o Erasmus. Foi corajoso da tua parte aventurares-te logo no inicio da tua vida académica (que por si só já consegue ser intimidante, quanto mais num país diferente!).
    Tudo o que referiste no post são coisas com as quais concordo e estou a passar.
    Desejo-te a melhor das sortes nesta nova experiência inesquecível. Vou ficar curiosa para ler mais posts sobre o mesmo!

    Beijinho,
    Sacha, Rebel Yell

    ResponderEliminar
  4. *claps claps claps* Muito bem, Beatriz, gostei de ler esta tua lista, pois para quem só vai para o primeiro ano, já estás bem metalizada acerca de toda essa dinâmica de faculdade!
    Por acaso, não tenho mais nada a acrescentar, visto que disseste tudo! Vou para o meu segundo ano, como bem sabes, e pudera eu ter tido a mentalidade com que estás agora!
    Já sabes que tudo o que precisares, estarei sempre disponível para ti! Desejo-te a maior sorte nesta tua nova etapa, porque é, de facto, das melhores!

    Beijinhos,
    LYNE

    ResponderEliminar